Tipos de som: ruído, fala, música e silêncio

Importância relativa dos tipos de som em termos de narrativa multimédia

São muitas as razões para a existência de poluição sonora. Nas grandes cidades, o trânsito é o grande causador dos ruídos. As características dos veículos barulhentos são o escape furado ou enferrujado, as alterações no silenciador ou no tubo de escape, as alterações no motor, os maus hábitos ao conduzir, acelerações, travagens bruscas e o uso excessivo da buzina. Mas como sabemos o trânsito não é o único causador de ruídos. Outros exemplos são as diversas construções e obras que se espalham pela cidade, locais de grande afluência pública, e até mesmo edifícios de utilidade pública como hospitais e escolas, que não asseguram de modo eficaz o isolamento sonoro adequado.

Qual o nível de ruído que faz um camião? Isso depende muito do quão longe nós estamos e se estamos por trás de alguma barreira. Muitos outros factores o nível sonoro e os resultados das medições. Para explicar como esta variação surge é preciso considerar como o som é emitido da fonte, como ele viaja pelo ar, e como ele chega ao receptor.

Os factores mais importantes que afectam a propagação do som são:

  • Tipo da fonte
  • Distância da fonte
  • Absorção atmosférica
  • Vento
  • Temperatura
  • Obstáculos, tais como barreiras e edifícios
  • Absorção do solo
  • Reflexões
  • Humidade

Para uma conclusão eficiente dos resultados das medições sonoras, estes factores devem ser considerados. Normalmente as legislações especificam condições para cada factor.

  • O Ruído

Figura 1 - Ilustração de Ruído

No nosso dia-a-dia é normal lidarmos com ruídos que só nos aborrecem quando funcionam de forma intermitente. O nosso ouvido confirma informações nos sons que escutamos, e as comunicações que nos incomodam são ruídos. O ruído tem características inerentes que por vezes nos incomodam, como é o caso do seu timbre e variações no nível sonoro. Provindo destas e de outras particularidades, o ruído vai ser diversificado. Os diversos tipos de ruído exigem diferentes tipos de estratégias na sua avaliação.

 

  • Ruído contínuo

O ruído continuo é produzido por máquinas que funcionam sem interrupção. A medição do ruído pode ser feita com equipamento normal (sonómetro manual).

  • Ruído Intermitente

Quando máquinas funcionam em ciclos ou quando por exemplo algum veículo passa por nós, o nível de som aumenta e diminui rapidamente. O ciclo de tempo em que o ruído aumenta pode ser medido da mesma forma que o ruído contínuo, no entanto o período de tempo desse ciclo deverá ser anotado. No caso de se tratar da passagem de um veículo (designado por evento), o valor máximo registado também deverá ser anotado. A medição de um número de eventos idênticos deverá ser realizada para determinar uma média.

  • Ruído Impulsivo

O ruído provocado por explosões ou impactos, é chamado de ruído impulsivo e é curto e súbito. É um tipo de ruído bastante incomodativo que pode causar grandes malefícios. Para medir este tipo de ruído, poderá ser feita a diferença entre a resposta “slow” e “fast” do sonómetro, assim como deverão ser apontados a média de repetições dos impulsos (nº de explosões p.e. em determinado tempo).

 

Identificação das fontes de ruído

Ao avaliar o nível sonoro de uma fonte específica, como por exemplo de uma fábrica, existem sempre diferentes tipos de fontes a considerar.

  • Ruído Ambiente – É o ruído provocado por todas as fontes juntas – ruído da fábrica, do tráfego, dos pássaros, da água, etc.
  • Ruído Específico – É o ruído da fonte que se deseja determinar, ou averiguar. É uma das partes do ruído ambiente.
  • Ruído residual / ruído de fundo - Este ruído é constituído pelos elementos do ruído ambiente que não são ruídos específicos. É audível quando o ruído específico é eliminado.
  • A Fala

Figura 2 - Ilustração de fala

A fala é a principal forma de comunicação entre os seres humanos que comporta todos os idiomas falados e, por isso, encerra um conteúdo semântico.

É executável transformar um texto em fala, procedimento denominado “síntese de fala” (speech synthesis). Um caso particular de “síntese de fala” é a transformação de texto para fala (text-to-speech).

O conteúdo semântico da fala pode ser reconhecido pelo computador, este processamento denomina-se “reconhecimento da fala” (speech recognition). Contudo, a interpretação de uma sequência de palavras com o intuito de fazer com que o computador “perceba” o significado dos idiomas falados é um método muito mais complexo, que se intitula de “compreensão da fala” (speech understanding).

  • A Música

Figura 3 - Espiral da música

Explicar o que é a música é complexo porque, embora seja claramente reconhecida pelas pessoa, é delicado encontrar um conceito que abarque todos os significados desse saber. Mais do que qualquer outra manifestação humana, a música retém e manipula o som e encarrega-se de organizá-lo no tempo. Possivelmente por essa razão é difícil uma definição, pois quando procuramos alguma, a música já evoluiu. Tal jogo do tempo é conjuntamente físico e emocional. A música não pode ser integralmente conhecida e por isso o obstáculo em enquadra-la num conceito simples. A música pode igualmente ser definida como um conjunto em que se emprega a voz, instrumentos musicais e outros estratagemas, para expor algo a alguém.

  • O Silêncio

Figura 4 - Imagem figurativa do silêncio

O silêncio é a ausência de som. No entanto, podemos diferenciar dois tipos: o silêncio como inexistência de som e o silêncio como forma de comunicação.

O som é uma onda impossível de se propagar no vácuo.

About these ads
Esta entrada foi publicada em Som Digital. ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s